HISTÓRICO
- liaufrr
- 1 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de nov. de 2021
O Laboratório de Invertebrados Aquáticos (LIA) foi criado em 2009, após a finalização da construção do novo prédio do Centro de Estudos da Biodiversidade, com financiamento do FINEP. Embora já realizássemos pesquisa e orientássemos alunos anteriormente, o espaço que ainda era no Bloco IV, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) era bastante precário e foi a partir da criação do LIA, que passamos a orientar mais alunos na edição do Programa de Bolsas de Iniciação Científica de 2009 e ter espaço mais adequado para realizar as pesquisas.

O laboratório tem como objetivo produzir conhecimento científico sobre a diversidade dos invertebrados aquáticos (majoritariamente insetos, crustáceos e com menor abrangência em quelicerados e moluscos) em ambientes aquáticos roraimenses. Paralelamente tem objetivo fomentar a formação de recursos humanos por meio orientação de alunos de iniciação científica e tecnológica e, também ensino médio, bem como em pós-graduação.
A maior atuação da equipe do LIA é na linha de pesquisa “Ecologia e taxonomia de macroinvertebrados bentônicos” do grupo de pesquisa “Diversidade Biológica em Ecossistemas Aquáticos” da UFRR; mas também, atuamos na linha de pesquisa “Decomposição de detritos vegetais em ecossistemas aquáticos” em colaboração com outros pesquisadores brasileiros e estrangeiros por meio do Aquariparia da Universidade de Brasília.
O LIA está localizado na sala 206 do bloco II do Centro de Estudos da Biodiversidade, Campus Paricarana da UFRR. A sala possui pias, bancadas e mesas com equipamentos ópticos para processamento e identificação do material biológico, bem como equipamentos para coleta dos animais em campo e armários com material biológico conservado e bibliografia de consulta.



Comentários